Sendo leitor do jornal O Diário, desde que se chamava "Noticiário" e amigo do Vanderlei, desde os tempos do Jornal Gazeta de Teresópolis, que trabalhamos juntos, sendo leitor desde "Zé Vieira" até obituário, não posso deixar de fazer uma observação sobre um tópico lido na coluna Danuta, de sábado dia 27 de dezembro. Sobre o título de "Ouro" ele dizia: " Se fôssemos premiar olimpicamente os secretários do governo Petto, com certeza os Secretários de Educação e Esporte e Lazer, Maria do Rosário Carneiro e Mário Silva, estariam no pódio. E por mim, seriam agraciados com medalha de ouro em competência."
Participo de grupos políticos desde 1980, quando junto de Robertão, entramos para sermos candidatos, ele a prefeito e eu a vereador. Vi a vitória de Celso e de todos que chegaram ao poder desde então, alguns com propósito de uma nova cara para nosso município e outros apenas para chegarem ao poder. Vi o aparecimento de grande líderes ou ídolos, como Luiz Ribeiro e Luiz Barbosa e outros que poderia ter sido, como José Carlos Faria. Vi o aparecimento de nomes, até exóticos, para vereador, que foram de um único mandato, e outros que permaneceram em vários e depois sumiram, da mesma forma que apareceram. Só não vi políticos que tivessem propósitos para Teresópolis. Queriam chegar ao poder, pelo poder, não tinham projetos, propostas e muito menos tinham interesse de descobrir como estava a máquina que iriam dirigir a partir do primeiro dia útil do ano seguinte. Seria como exemplo, comprar um carro usado, que já tivesse virado o velocímetro e não fazer uma revisão antes de ter a coragem de colocar toda a família dentro e ir fazer uma viagem de mais de mil quilômetros, nem mesmo verificando o óleo.
Pela primeira vez, estamos vendo um real trabalho de transição. Pela primeira vez estamos vendo um prefeito eleito se preocupando em montar um grupo que faça um levantamento de todos os setores da administração municipal, para poder oferecer aos futuros secretários como está, realmente, a situação de sua pasta. Pela primeira vez estou vendo um prefeito não se preocupar em ter "férias da vitória", para ir ao Governo Estadual e Federal, além da Alerj e Congresso Nacional, para lutar por verbas para o seu mandato.
Nós temos o costume de dizer das carências de nosso município, estado e país e de uma forma simples dizer que todo político é ladrão e por outro lado agradecer qualquer coisa que esse mesmo político nos ofereça. Se a rua de minha casa era de lama e agora foi colocado asfalto, vamos todos votar em quem fez isso por nós, nos esquecendo de que: "não fizeram nada além da obrigação" e ainda fizeram de qualquer jeito e vai durar até a primeira chuva, pois não tiveram a preocupação de criar bueiros e canaletas e de até mesmo estruturar o piso para receber asfalto.
Um exemplo bem claro do que estou falando, é que moro em Bonsucesso e aqui existe duas escolas, uma mais antiga de mais de 50 anos e outra construída no governo Luiz Barbosa. A mais nova são alunos de quinta a oitava, são 12 salas de aula, uma obra plana, baixa e que possui teto de chapa galvanizada, sem forro, que em dia de chuva a aula é interrompida, pois ninguém houve o que a professora diz e em dia de calor ninguém suporta ficar debaixo de tão quente, além de ter sido construída em um nível mais baixo que a rua e com isso haver alagamento quando chove mais forte. A mais velha é de primeira a quarta série. Foram fechadas quatro escola nos últimos anos, a de Boa Vida, dos Lúcios, de Vista Alegre e a de Campanha, todos esses alunos foram transferidos para essa escola, só que esqueceram de dar condições a ela de receber esses alunos. O que aconteceu: Hoje a escola tem que comportar quase 500 alunos, em dois turnos e pra isso tiveram que acabar com o refeitório e improvisar duas salas de aula, os alunos são obrigados a merendar no corredor e sentados no chão. Acabaram com a biblioteca e fizeram mais uma pequena sala de aula e quando foi roubado o portão de ferro da escola, os diretores tiveram que reunir os pais para pagarem do próprio bolso, pois a Secretária de Educação disse que tinham coisas mais importantes a fazer.
Somos a favor da construção de modernas escolas, como algumas construídas no governo Petto, mais somos também a favor, de não deixar as antigas serem sucateadas e também somos contra o fechamento de escolas sem que a comunidade participe dessa decisão, pois foi por ordem vindo de cima, que fecharam a de Campanha com quase 200 alunos, sem perguntar a ninguém o que achavam, prejudicando pais e alunos.
Como eu poderia encher várias páginas para justificar a minha opinião sobre o governo atual e o porque de ninguém merecer receber medalha alguma nesse governo, é que não poderia deixar de manifestar a minha opinião, apesar de respeitar as opiniões dos outros e particularmente a sua, nesse caso.
Acabou, não dá mais para nos contentarmos com pouca coisa. Teresópolis é uma das cidades mais lindas desse país, possui um potencial absurdo de crescimento. Sem o apoio dos últimos governo, essa cidade já possui seus heróis, que cresceram, dão empregos e elevaram o nome de nossa cidade em vários pontos de nosso país, temos uma beleza natural espetacular, possuímos o Dedo de Deus, que é conhecido no mundo inteiro, junto com a sede da C.B.F. e até hoje não existiu um governante que soubesse aproveitar disso.
Peço a Deus que ilumine o próximo governo, seus secretários e que coloque Teresópolis onde ele deveria estar sempre, em local de destaque no cenário nacional.
A você, a todos os teresopolitanos e todas as pessoas do mundo, muita paz, saúde e muita prosperidade, que todos sejam muitos felizes, fiquem com Deus.
Idenir dos Santos Almeida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário